A Laurissilva (Património Mundial da UNESCO) é uma floresta, como o seu próprio nome indica, essencialmente composta por plantas da família das lauráceas. E acreditem, é linda! (tiveram oportunidade de ver algumas fotos de um percurso, mas que nem é uma pequena amostra da beleza florística e obviamente faunística que esta ilha dispõe).
Não posso deixar que a mancha deste tipo de floresta no mundo limite-se às ilhas da Macaronésia (Açores, Canárias, Cabo Verde) e Madeira, obviamente, onde se preserva a maior mancha e mais bem preservada desta floresta.
Cerca de 77% da Ilha corresponde a Parque Natural, que foi criado em 1982, todavia, nem toda ela corresponde a este tipo de floresta (ex.: Ponta de São Lourenço).
Não esquecendo o mar, e sendo que é uma Ilha, tem também espaços protegidos marítimos, como é o caso da Reserva Natural do Garajau e do Sítio da Rocha do Navio, sem esquecer as Desertas.
Um dos maiores tesouros da Ilha... são sem sombra de dúvida, as Levadas. Esta é uma delas. Tem início na Costa Norte, nos Lamaceiros e é uma Levada relativamente fácil (no entanto, requer uma prévia preparação)
Laurissilva e a sua característica vegetação. São frequentes os fetos.
E porque... madeirense que é madeirense, faz um piquenique na Serra. (local para comer no meio do percurso)
Amoras selvagens durante o percurso.


















Sem comentários:
Enviar um comentário