Setúbal sofreu imenso com a crise económica, atualmente ainda instalada em Portugal. A construção do Centro Comercial Alegro logo à entrada da cidade só veio contribuir ainda mais para que o comércio local sofresse uma grande recessão.
De verão, Setúbal ainda mexe. Várias são as tasquinhas com peixe fresco e com os tradicionais chocos da região. Mais não seja como ponto de passagem para o Portinho da Arrábida ou para Tróia, um paraíso ainda resguardado, em que é possível fazer a travessia de catamaran, estacionar o carro lá dentro inclusivamente, e fazer a travessia com partida de Setúbal.
Por esta altura ainda era suposto ser verão. Ainda nao chegamos ao dia 21, mas o ar fresco e a chuva já estão presentes. Portugal já teve as estações do ano bem definidas, há pelo menos 15 anos atrás. Mas nota-se que a nossa taxa contributiva para a alteração climática elevou-se exponencialmente. Poluímos cada vez mais o ambiente e ele, claro, responde-nos com variações extremas de temperatura. Por vezes até parece que Portugal é uma terra tropical.
De Setúbal partem os barcos para o Estuário do Sado, aonde se podem ver os golfinhos. O Estuário do Sado é considerado Reserva Natural e ocupa um total de cerca de 23 mil hectares, que integram os concelhos de Setúbal, Álcacer do Sal, Grândola e Palmela.
Site: http://www.fem.pt |
Avenida Luisa Todi, em homagem à grande cantora lírica Setubalense (1753 - 1833)
Tróia vista de Setúbal
Ao cimo, o Forte de São Filipe
Uma Cafetaria num autocarro